sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ampliação do Porto de São Sebastião gera 10 horas de debate em audiência pública

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu nessa quarta-feira (7/12/2011), no ginásio do Tebar Praia Clube, a audiência pública para discutir o EIA-Rima  (Estudo e Relatório Impacto Ambiental) da  ampliação do Porto de São Sebastião. 
Cerca de mil pessoas entre autoridades, ambientalistas, trabalhadores portuários, pescadores e estudantes compareceram ao debate, que teve aproximadamente 10 horas de duração. 

A população indagou os representantes da mesa sobre a movimentação de caminhões nas rodovias da região, contorno entre São Sebastião e Caraguá, poluição, rede de esgoto, drenagem, geração de empregos, qualificação de mão-de-obra, compensações ambientais, impactos sobre as espécies do mangue do Araçá (área diretamente afetada pelo projeto), terminais de navios cruzeiros, crescimento demográfico, déficit habitacional, além das invasões de áreas de preservação permanentes e de risco. 
O secretário adjunto de Meio Ambiente de Caraguá, Paulo André Cunha Ribeiro, protocolou um documento para que o município fosse incluído no Rima como área de influência direta do empreendimento. Segundo ele, as compensações ambientais devem ser direcionadas para o município devido ao aumento de fluxo de caminhões no contorno.

Atualmente o Porto de São Sebastião conta com 400 mil m² e com a ampliação o local passará a ter 1,2 milhão de m² de área construída. A meta do Governo de São Paulo é tornar o local um porto multiuso, por meio do Plano Integrado Porto Cidade, para descentralizar a capacidade logística de transportes do Estado e da região Sudeste, além de servir de apoio à exploração do pré-sal, na Bacia de Santos.  Outro fato será o aumento da capacidade de movimentação de mercadorias de alto valor agregado (produtos industrializados), geralmente transportadas em contêineres.
O investimento na ampliação do Porto de São Sebastião é de R$ 2,5 bilhões e será gradativamente executado em quatro etapas. Na 1ª fase, será construído o berço 3, finalizada até o final de 2014. A 2ª etapa começa em 2015 e segue até o final de 2019, com o contorno viário construído. A 3ª etapa, de 2019 a 2025, só se inicia com o trecho de serra da Tamoios duplicado.  A 4ª fase começa em 2024 e vai até 2029, conforme a demanda logística.
Em 2010, o Porto de São Sebastião movimentou 48 milhões de toneladas de carga e com o projeto, esse volume saltará para 100 milhões de toneladas em 2035.  Durante as obras de ampliação serão gerados 900 empregos diretos e 1.800 indiretos.  Até 2035, na operação portuária surgirão 2.460 empregos diretos e outros 2.100 indiretos.
Foto: Luciano Vieira/PMSS
Caraguablog/JFPr

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