quarta-feira, 20 de junho de 2012

5ª Oficina do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte-SP”:

Venha participar das etapas finais do processo de construção do “Programa de Apoio ao Turismo Sustentável". Até o momento já estão mobilizadas cerca de 80 pessoas, entre representantes de três prefeituras municipais (São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba), representantes do Comitê Paulista da Copa 2014, da Fundação Florestal e do Instituto Florestal, profissionais do setor turístico, ONGs regionais, SEBRAE, monitores e guias locais, consultores independentes, pesquisadores e estudantes, entre outros atores.
A participação efetiva dos envolvidos está garantindo a formatação de produtos turísticos, um Programa com Diretrizes para o setor e um Plano de Comunicação que serão apresentados ao final do processo. Também já temos a logomarca do programa de apoio, acesse: http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/sai-o-resultado-do-logo-para-o-programa-de-apoio-ao-turismo-sustentavel
As três últimas oficinas estão sendo planejadas na perspectiva de organizar e finalizar todos os produtos gerados ao longo deste processo, traçando uma estratégia territorial do turismo sustentável no LN.

Esta quinta oficina, a se realizar no dia 28 de junho de 2012 (quinta-feira), prevê uma discussão participativa sobre o selo de turismo sustentável, com foco nas Unidades de Conservação da região, a luz do turismo sustentável. Para as próximas, experiências exitosas, proposta de Mosaico das UCs, fechando com a última sobre Marketing e Comunicação.
SERVIÇO:
“Construindo o Selo de Turismo Sustentável do Litoral Norte”
DATA: 28/06/2012 (quinta-feira), das 9h às 17hs
LOCAL: Porto Grande Hotel, Av. Guarda Mor Lobo Viana nº1440 - Porto Grande - São Sebastião – SP.
INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES:
Telefone: (12) 3892.3610
Caraguablog/JFPr



O Turismo Sustentável foi eleito pelo Comitê do Diálogo para a Sustentabilidade (COMDIAL) como norteadora das ações previstas para 2011/2012 em função da evidente importância econômica, cultural, social e ambiental que esta atividade representa para a região. Este é o convite para a quinta oficina, de oito interligadas, que tem como objetivo principal discutir diretrizes para o desenvolvimento do turismo sustentável no Litoral Norte/SP, tendo como público alvo o poder público local, as Unidades de Conservação, as instituições de ensino e pesquisa, as entidades da sociedade civil, o trade turístico, entre outros atores sociais regionais.

Esta proposta, realizada em parceria com as Unidades de Conservação, pretende instrumentalizar a região para as etapas iniciais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral Norte Paulista, que tem os seguintes eixos:
(1) Discussão das Diretrizes de Turismo Sustentável para o LN-SP;
(2) Nivelamento de conceitos em Turismo Sustentável;
(3) Seleção participativa de produtos regionais;
(4) Valoração ambiental;
(5) Certificação de produtos e serviços;
(6) Turismo Sustentável e experiências exitosas;
(7) Proposta do Mosaico do Litoral Norte/SP e Turismo Sustentável;
(8) Plano de Comunicação e Marketing;

Esse é um momento único para o Litoral Norte consolidar-se como região mobilizada para a questão do turismo sustentável - considerando os grandes investimentos, aproveitando o momento especial em que vivem as Unidades de Conservação na elaboração e implantação de seus planos de manejo, além da expectativa de realização dos grandes eventos previstos para ocorrer no país (Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016) – gerando oportunidades de negócios e de renda e equilibrando o dinamismo mercadológico com a valorização dos matizes culturais e ambientais.
Caraguablog/JFPr

0 comentários: