Praias

                   Praias limpas, convidativas

                                                                                   
Martim de Sá 
As praias Martim de Sá, Prainha, Indaiá, Cocanha, Mococa e Tabatinga são as mais freqüentadas. A Martim de Sá de ótima balneabilidade é considerada ponto de encontro de jovens, Point da Paquera, que buscam a cidade nos fins de semana, feriados e temporadas. É mais agitada e profunda no seu início, apresentando ondulação propícia para a prática de surfe e bodyboard. Este trecho deve ser evitado por crianças e pessoas que não saibam nadar corretamente, as quais têm a opção de procurar a outra extremidade da praia, mais rasa e mansa, para o seu lazer. Possui diversos quiosques e vários meios de entretenimento, como passeios de ski-banana e de escuna. Na extremidade rasa também acontece a prática da tirolesa, ou descida do morro em corda em direção ao mar. É também nessa parte da praia onde existe uma movimentada marina e a conhecida Pedra do Sapo, uma formação rochosa que lembra o animal visto de costas de quem da praia o observa.

                PRAIA DO CENTRO
As praias do centro e da zona sul da cidade são mais rasas e por isso indicadas para famílias com crianças e idosos. Apresentam extensa faixa de areia onde as pessoas praticam o frescobol e o vôlei de praia, além de caminhadas, e onde também se aprecia uma bem gelada cerveja com camarões à paulista ou lulas à dorê, preparados primorosamente nos inúmeros quiosques espalhados ao longo da sua extensão até o rio Sto. Antônio que a separa da Praia do Indaiá. Ali localiza-se o Parque de Diversões e a Praça de Eventos onde acontecem a maioria dos Shows.

                   
               Praia do Camaroeiro  
É na praia do Camaroeiro onde se localiza o mercado de peixes da cidade, com produtos frescos oferecidos diretamente pelos pescadores. No píer localizado no seu canto esquerdo os amantes da pesca artesanal passam horas a fio com uma vara ou linhada na mão, capturando obebas, embetaras, compra-fiados, cocorocas e outros espécimes de menor porte, mas que são uma delícia como tira-gostos quando preparados bem frescos e acompanhados de limão e de uma bem gelada cerveja. Os quiosques na praia completam a estrutura de apoio aos turistas. Algumas centenas de metros à frente, após seguir por uma trilha e já na tranqüila Praia do Garcez, encontramos a Pedra da Freira, tradicional formação megalítica que lembra a figura de uma religiosa em eterna oração ao mar, estampada nos cartões-postais da cidade.



                               Prainha
     A Prainha apresenta águas calmas e rasas o ano todo e tem uma limitada extensão, mas é excelente para banhos e costuma ser muito freqüentada nos fins de semana e nos verões. Possui uma estrutura de serviços aos turistas, como bares e quiosques, servindo generosas porções de bem preparados frutos do mar. Na ponta da costeira esquerda está localizada a Pedra do Jacaré, uma formação rochosa que lembra a figura do réptil, com acesso através de uma trilha lateral de algumas centenas de metros. Há quem se aventure em saltar do alto da pedra, mas isso não é recomendado pelo risco de bater no fundo do mar, que naquele ponto nem sempre apresenta a profundidade ideal para mergulhos. Também há locação de caiaques.

                                                      Praia Brava   
A alguns quilômetros do canto esquerdo da Martim de Sá, depois de caminhar por uma trilha sinuosa, chegamos à Praia Brava. O próprio nome indica as suas condições para o banho. Por isso que se tornou reduto de experimentados surfistas, que fazem daquele local isolado e de belezas ainda selvagens o ponto ideal para seus encontros e prática do esporte nas enormes ondas que se formam naquele trecho do mar. É comum avistarem-se tartarugas na beira da costeira, que também é utilizada por pescadores que se aventuram pelos costões munidos de molinetes ou linhadas.

Praia do Massaguaçu
A Praia do Massaguaçu (nome extraído da língua tupi-guarani, com significação de grande volume de água ou praia de grandes ondas), também agitada e profunda, serve aos surfistas e à prática da pesca de arremesso. É o local escolhido pela Federação de Pesca para sediar diversas etapas dos campeonatos paulista e brasileiro da modalidade. No seu canto direito está localizada a Lagoa Azul, de beleza aprazível em meio a muito verde e areias brancas, formada pelo represamento natural do Rio Jetuba. É considerado um local perigoso para os desavisados, pois existe o risco permanente de rompimento súbito do dique formado de areia, com a conseqüente extravasão de suas águas. No princípio parece inofensivo, mas depois de algum tempo a pressão da água aumenta pelo desnível e provoca desabamento das laterais e uma pororoca perigosíssima, de onde mortal algum sai vivo. Quando isso acontece, as pessoas costumam ficar isoladas do outro lado do rio.

                                          Cocanha
Logo em seguida vêm a praia Cocanha, tranqüila, límpida e recomenda para o banho sem muitas
 preocupações. Uma grande estrutura montada na praia garante o lazer dos visitantes, existindo quiosques, bares e pontos de locação de caiaques e de ski-banana. Defronte, pode-se apreciar duas pequenas ilhas, de grande beleza, ao entorno das quais a comunidade local mantém uma fazenda de cultivo de mexilhões, uma bem sucedida experiência, pioneira na região, com uma produção de 8 mil toneladas/ano, que permite produzir os moluscos em larga escala e sem agressão ao ambiente natural. Pode-se fazer passeios de barco para conhecer o cultivo.


                 Mococa
A praia Mococa, já na divisa com a Tabatinga, é muito freqüentada por suas águas de um verde profundo e areias medicinais, que contém monazítica. O rio que deságua na sua lateral pode ser utilizado pelos banhistas para “tirar o sal do corpo” antes de entrar nos veículos quando do retorno. Serve às pessoas de todas as idades, apresentando alguns quiosques na sua orla, tendo à frente a Ilha do Tamanduá, também um ponto de exploração turística de grande relevância, ótima para mergulhos de observação e caça submarina, com acesso por escunas locadas na Praia Martim de Sá.


                                   Praia da Tabatinga
Por fim, temos a Tabatinga (que na língua indígena significa areia branca), conhecida internacionalmente pelo empreendimento de alto luxo nela instalado, o condomínio Costa Verde-Tabatinga, freqüentado por personalidades destacadas do país e de altíssimo poder aquisitivo. A praia, em si, atualmente não é das mais expressivas, pela elevada presença de jet-skis, lanchas off-shore, iates e outras embarcações de recreio, que acarretam intensa movimentação de carga e descarga no local. Muito utilizada para a prática de para jet-ski, esqui-aquático, windsurf e parasail.

           Visite Caraguatatuba
Se você ainda não sabe o que significa a palavra beleza, deve conhecer Caraguatatuba. Caraguatatuba é um paraíso. Suas praias tem luz única que se irradia e contagia todos os turistas que por elas passam. Além disso, você também pode entrar em contato com a natureza através dos vários parques e reservas da cidade. Prepare-se para saber o que é beleza. A beleza é a de Caraguá.
Venha nos visitar e comprove. Garantimos não irá se arrepender.

Outras Praias, lindas!!!