quinta-feira, 11 de abril de 2013

Caraguá ganha Praça Sensorial e homenageia "Mitsuo Kashiura”

Dentro das comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Caraguá, o Governo Municipal entrega no dia 19 de abril (sexta-feira), às 15h, a Praça Sensorial "Mitsuo Kashiura", na Avenida José Amador Galvão, s/nº, bairro Cidade Jardim. O ambiente permite a convivência integrada entre crianças, adultos e idosos com ou sem deficiência.
A proposta é entregar à comunidade um espaço com paisagismo diferenciado, que ofereça estímulos olfativos, visuais, auditivos, táteis, proprioceptivos e vestibulares para pessoas com disfunções advindas de alguma deficiência ou do envelhecimento.

Na praça, os frequentadores poderão caminhar por uma trilha sensorial podal que terá 23 texturas variadas: casca de pinus, argila expandida, fibra de coco, sementes, bambus, pedras pequenas e grandes etc. A trilha manual conta em sua extensão com 17 cachepots (caixinhas de madeira), colocados na altura de 80 cm, permitindo às pessoas com cadeiras de rodas manusear as mesmas texturas da trilha a ser percorrida com os pés descalços. E também tocar em plantas com cheiros, sabores e cores variados: jasmim, dama da noite, hortelã, erva cidreira, coentro, salsinha, citronela, manjericão e alecrim.

O espaço dispõe de duas pérgulas com sinos de vento, uma com maracujá e outra com trepadeira jade, canteiros com plantas, flores e árvores frutíferas diversificadas para atrair espécies variadas de pássaros.

A praça tem ainda quadra poliesportiva, cinco equipamentos de ginástica para idosos ou outra faixa etária, três para cadeirantes e playground comum com um balanço adaptado para uso de uma criança cadeirante e uma sem deficiência. Tudo estrategicamente elaborado por uma equipe interdisciplinar, formada por arquitetos, terapeutas ocupacionais e profissionais de educação física para proporcionar convivência inclusiva e sensações diversas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo são mais de 9 milhões. “Esses números reforçam a necessidade de promover políticas de inclusão, que são prioridades do Governo Municipal”, disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do idoso, Ivy Monteiro Malerba.

A secretária falou também que a praça promoverá lazer, convivência, ações educativas, terapêuticas e contará na manutenção com a parceria do Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, que fica no mesmo bairro. Visitas monitoradas de escolas e associações estão previstas na proposta de ocupação do espaço.
O secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, César Abboud, que é responsável pela concepção da Praça Sensorial, explicou que o conceito desse espaço é algo novo no país. “Caraguá, entre as cidades de pequeno e médio porte, está na vanguarda com esse projeto. Somente no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e nos Jardins Botânicos do Rio de Janeiro e Curitiba há Praça Sensorial", disse.

Política Inclusiva - A Praça Sensorial faz parte do projeto “Caraguá Acessível: Construindo Espaços Inclusivos”, que engloba várias ações que já foram implementadas como a “Praia Acessível”, na Praia do Centro, que oferece cadeiras de rodas anfíbias para cadeirantes e pessoas com disfunções motoras, banheiro adaptado, maca e recursos lúdicos utilizados por professores de educação física, que direcionam o passeio.

Também integram as ações o “Playground Adaptado”, brinquedo que pode a ser utilizado com segurança por crianças cadeirantes ou com mobilidade reduzida. A “Pista de Skate” para a prática de Hard Core Sitting, modalidade utilizada por cadeirantes para a realização do esporte. A “Praça do Idoso”, que tem equipamentos voltados à terceira idade para a promoção de atividades esportivas, reabilitação e lazer.

Há, ainda, a “Academia Inclusiva ao ar livre”, com equipamentos adaptados para exercícios das pessoas com deficiência física. E, por fim, a “Rota Acessível”, composta por ciclovias, calçadas com rebaixamento, faixas, lombofaixas, vagas preferenciais e sinalizações que interligam todos esses projetos.

Prêmios – Em setembro de 2012, o projeto “Praça Sensorial” foi premiado na área de acessibilidade, tecnologia da informação, arquitetura e urbanismo, no 5º Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão, realizado em São José dos Campos. Também recebeu o Prêmio Ações Inclusivas 2012 – Destaque Especial, na categoria governamental, concedido pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

A Praça Sensorial integra o projeto global “Caraguá Acessível: Construindo Espaços Inclusivos”, contemplado com o Prêmio Selo Cidade Cidadã (2012), promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, na categoria Mobilidade Urbana e Acessibilidade dos segmentos vulneráveis da população: pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Homenagem – A Praça Sensorial ganhará o nome de um dos fundadores da Associação Comercial de Caraguá, Mitsuo Kashiura.
O homenageado nasceu no Japão no dia 8 de maio de 1931. Veio ao Brasil com um ano de idade. Morou com a família no Pará e, posteriormente, em São Paulo. Mudou-se para Caraguá em 1963 e estabeleceu-se na cidade como comerciante e, em 1965, ajudou a fundar a Associação Comercial.

Amante do esporte formou a primeira equipe de beisebol com integrantes da colônia japonesa, residente na cidade. Organizou o primeiro campeonato de futebol de salão, xadrez, dominó, jogo de futebol de botão e torneio de pesca de Caraguá. Em 1979, esteve à frente do primeiro Campeonato de Voo Livre no Morro Santo Antônio. Prestes a completar 82 anos, ainda pratica natação e tênis de mesa. Com sua esposa, Chiyoko, têm quatro filhos: Auro, Nilso, Idésio e Márcia.

Raio X - Praça Sensorial
Endereço: Avenida José Amador Galvão, s/nº, bairro Cidade Jardim. Área - 4.155,42 m², 2 pérgolas, 1 trilha podal (23 texturas), 1 trilha manual (17 plantas e texturas), 1 bebedouro acessível, 1 banheiro feminino e 1 masculino acessíveis, Piso tátil, Placas em Braille, Mapa tátil, 4 sinos de vento (2 de madeira e 2 de ferro), 2 fontes de água, Aparelhos de ginástica – 5 para idosos, 3 para cadeirantes
Comunicação/Foto Gianni D’Angelo/PMC
Caraguablog/JFPr

0 comentários: